Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

INSS Notifica Mais de 4 Milhões para a Prova de Vida

PROVA DE VIDA É HOJE OBRIGAÇÃO DO INSS, NÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Da série “educação previdenciária”

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou a notificação de mais de 4 milhões de beneficiários nascidos entre janeiro e março para a realização da prova de vida. Essa medida visa localizar segurados que não foram encontrados em bases de dados e prevenir bloqueios de pagamento.

Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde janeiro de 2023 não precisam ir ao banco para fazer a prova de vida anual. Cabe ao INSS fazer a comprovação de vida do segurado e não mais o inverso. Ou seja, cabe ao próprio INSS utilizar as bases de dados de órgãos, entidades ou instituições, mantidos ou administrados pelos órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privadas para checar se os segurados estão vivos. Isso é feito com o cruzamento de informações. No entanto, 4.351.557 pessoas nascidas em janeiro, fevereiro e março em todo país não foram até agora identificadas.

ATENÇÃO!

O INSS não vai suspender benefícios de aposentados e pensionistas. Os segurados que receberem aviso para fazer prova de vida não precisam deslocar ao banco ou agência da Previdência Social. Cuidado, com posts de divulgação de “calendários” em que constam nomes de segurados que precisam fazer prova de vida, pois são fake news.

Elas se enquadram nos casos em que o INSS não conseguiu fazer a comprovação de vida por não encontrar o beneficiário em nenhuma base de dados. Por conta disso, é enviada uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada. Para não suspender benefícios aleatoriamente, como foi feito no passado, o INSS está em busca de mais bases de dados com diversos órgãos para ampliar o cruzamento de informações.

Para se manter atualizado sobre esse processo, leia o artigo completo que preparamos para você:

O que é a Prova de Vida? Como era antes e como é feito nos dias atuais?

A prova de vida é um procedimento anual realizado pelo INSS que confirma a existência de seus beneficiários, evitando assim pagamentos a pessoas falecidas. Este processo é fundamental para manter a integridade e sustentabilidade do sistema de segurança social.

Anteriormente, a renovação de senhas (prova de vida) acontecia anualmente nas instituições financeiras pagadoras de benefícios. O procedimento era presencial, com apresentação de documento de identificação com foto a um funcionário ou feito por biometria nos terminais de autoatendimento.

Porém, desde 2020, os segurados também podem fazer a prova de vida por biometria facial. O procedimento é feito por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão pelo aplicativo Meu INSS.

Desde 2023, o INSS passou a adotar um sistema mais automatizado para a prova de vida, utilizando cruzamento de informações de diferentes bases de dados. Isso inclui atividades como acesso ao aplicativo Meu INSS, contratação de empréstimos consignados, realização de perícias médicas, entre outros.

A prova de vida é uma ferramenta importante na prevenção de fraudes e na garantia de que os benefícios cheguem aos destinatários corretos. A recente convocação do INSS ressalta a importância desse processo para o sistema de segurança social brasileiro.

Procedimentos para os Convocados

O INSS tem dez meses, a partir da data de aniversário do segurado, para obter a comprovação de que o mesmo ainda está vivo. Se não conseguir, o órgão notifica o beneficiário por meio do aplicativo Meu INSS, da Central 135 ou por comunicado do banco em que o segurado recebe seus pagamentos para que realize, em até 60 dias, algum dos procedimentos que constam no cruzamento de dados.

4.351.557 pessoas nascidas em janeiro, fevereiro e março em todo país não foram identificadas em nenhuma das bases de dados utilizadas atualmente pelo INSS. Por conta disso, é enviada uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada.

Já foram notificadas 3.089.043 pessoas nascidas em janeiro e fevereiro e ainda serão notificadas 1.262.514 que fazem aniversário em março que estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida.

Passados 60 dias após as notificações via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária, não havendo a comprovação de vida, o pagamento poderá ser bloqueado. Neste período, o segurado pode realizar a prova de vida no aplicativo ou site Meu INSS. Caso não possuam acesso à internet ou celular, caberá ao INSS fazer a busca ativa dessas pessoas.

O que vale como comprovante:

  • Acessar o aplicativo Meu INSS ou apps que tenham certificação e controle de acesso
  • Atendimento em Agência da Previdência Social
  • Receber pagamento de benefício com biometria
  • Fazer empréstimo consignado com biometria
  • Fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico)
  • Os segurados ainda podem realizar a prova de vida presencialmente, em agências bancárias e unidades do INSS

Para servidores públicos federais inativos e pensionistas da União a prova de vida é feita nos aplicativos Sougov.br e Gov.br ou na agência bancária onde o pagamento é realizado. O procedimento deve ser feito no mês de aniversário do servidor beneficiário.

Precisa de orientação?

Entre em contato conosco pelos seguintes meios:

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
plugins premium WordPress