Postagem 03-03
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Previdência privada fechada integra o patrimônio comum do casal para fins de partilha?

3 de mar de 2022

previdência-privada-integra-patrimonio-casal-partilha

Em artigo publicado aqui no Site e nas nossas redes sociais, esclarecemos que o STJ definiu que as aplicações da previdência privada ABERTA devem ingressar na partilha, sendo considerada como herança.

Já em relação às contribuições da previdência privada fechada, integram ou não o patrimônio comum do casal para fins de partilha na separação ou divórcio?

A resposta é não. O saldo da previdência privada FECHADA não integra o patrimônio comum do casal.

Em decisão da 4ª Turma do STJ (notícia publicada hoje no site do Tribunal – 03.03.2022), ficou decidido que o saldo das contribuições da previdência privada FECHADA (quando a complementação previdenciária está vinculada a um vínculo de emprego com contribuições da empresa-patrocinadora e do empregado-segurado), não integra o patrimônio comum para fins de divisão de partilha na separação ou divórcio.

A ministra relatora do caso no STJ esclareceu que “no segmento fechado, os proventos de complementação de aposentadoria e o resgate de reserva de poupança realizado após a extinção do vínculo matrimonial, nos termos da legislação específica e regulamentos que regem esse modalidade, não se confundem com investimentos em instituição financeira, mas possuem nítido feitio previdenciário, enquadrando-se nas definições de pensões, meios-soldos, montepios e outras rendas semelhantes – verbas excluídas da comunhão nos regimes da comunhão universal ou parcial de bens“.

Por fim, sempre oportuno ressalvar que ainda há possibilidade processual dessa mesma matéria voltar a ser reapreciada pela reunião de turmas de ministros do STJ ou, eventualmente, julgamento da questão pelo STF.

A equipe do Escritório Lásaro Cândido da Cunha Advogados Associados é especialista em Direito Previdenciário (Regime Geral/INSS e Regimes Próprios/servidores públicos), atuando na esfera consultiva (inclusive planejamentos previdenciários) e também contenciosa, realizando diligências e adoção de eventuais medidas pertinentes a cada caso concreto (nas instâncias administrativa e judicial).

Também atuamos de forma global em relação ao Direito Público, Seguros, Direito Desportivo, Direito do Trabalho, especialmente Direito Previdenciário, seja na consultoria e processos no âmbito administrativo ou judicial.

Entre em contato conosco pelos seguintes meios:

Acompanhe nosso canal no YouTube.

Precisa de orientação?

Entre em contato conosco pelos seguintes meios:

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
plugins premium WordPress